Reino perdido de Tambora, a Pompeia do Oriente

Uma pequena cidade comercial bastante desenvolvida localizada perto de um vulcão, que foi completamente soterrada por uma grande erupção que...

TamboraUma pequena cidade comercial bastante desenvolvida localizada perto de um vulcão, que foi completamente soterrada por uma grande erupção que a cobriu com uma enorme camada de cinzas, congelando-a no tempo para sempre. Poderíamos estar falando da famosa Pompeia, cidade ao sul da Itália que foi pega de surpresa pela erupção do Vesúvio no ano 79, mas estamos nos referindo ao “Reino Perdido de Tambora”, na ilha de Sumbawa, que hoje integra o território da Indonésia. Em abril de 1815, o Monte Tambora causou a maior erupção de que se tem notícia na era moderna, matando mais de 100 mil pessoas e soterrando com suas cinzas o reino que se localizava do flanco oeste do vulcão.

Mapa da Indonésia

A erupção foi tão violenta que encobriu o céu de todo o mundo, lançando a Terra na pequena era glacial de 1816, o “ano que não teve verão”.

Artefato de TamboraEm 2006, cientistas norte-americanos e indonésios localizaram a cidade sob 30 centímetros de cinzas solidificadas, encontrando ricas peças da cultura material local, como vasilhas de bronze e cerâmica, fina porcelana, vidros e ferramentas de ferro.

Assim como as descobertas incríveis da famosa Pompeia, escavações preliminares mostraram a estrutura carbonizada de uma casa de cerca de vinte metros por dez. Os troncos, até mesmo parte das paredes de bambu e o teto de palha estão negros pelas cinzas, mas a forma original da casa foi preservada. Os esqueletos de dois adultos permanecem exatamente onde morreram, um deles segurando uma faca grande.

 

 

corpo em Tambora

Corpo preservado encontrado na região em 2009

 

 

tambora construção

Construção de madeira sendo desenterrada com cuidado

 

Artifact Tambora

Artefatos ainda encrustados nas cinzas vulcânicas

 

tambora1

Imagem de satélite da cratera do vulcão Tambora

 

Ainda nos faltam muitas respostas, como a origem dos habitantes da ilha, mas o trabalho em arqueologia é paciente e demorado, e é bom que seja assim. Mas um fator preocupa os arqueólogos envolvidos no trabalho. Pequenos e constantes terremotos na região atualmente são indicadores de que o Monte Tambora está ativo e pronto para entrar em ação a qualquer momento, pela primeira vez desde 1815. Mais do que os riscos para a região, o vulcão pode afetar o mundo inteiro novamente, e as consequências de uma era glacial nesse planeta hoje, com 7 bilhões de bocas para alimentar, seriam imprevisíveis.

___________________________

Links:

http://www.lanacion.com.ar/784810-descubren-un-reino-perdido-bajo-una-erupcion-de-1815

http://www.ufo.com.br/noticias/escavacoes-descobrem-pompeia-do-oriente

http://originaisbr01.wordpress.com/2012/10/20/monte-tambora-o-vulcao-mais-mortal-do-mundo-em-risco-de-erupcao/

COMMENTS

BLOGGER: 6
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Reino perdido de Tambora, a Pompeia do Oriente
Reino perdido de Tambora, a Pompeia do Oriente
http://lh5.ggpht.com/-wGCT10oV8L4/UZUHG9r8XgI/AAAAAAAAEW8/D_pgQP7Ygag/Tambora%25255B7%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh5.ggpht.com/-wGCT10oV8L4/UZUHG9r8XgI/AAAAAAAAEW8/D_pgQP7Ygag/s72-c/Tambora%25255B7%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/05/reino-perdido-de-tambora-pompeia-do.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/05/reino-perdido-de-tambora-pompeia-do.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy