O tcheco que ajudou a criar o samba

  Frederico Figner e a lendária “Casa Edison”, no Rio de Janeiro Hoje o costume brasileiro de ouvir sambas gravados é muito comum, mas...

 

figner

Frederico Figner e a lendária “Casa Edison”, no Rio de Janeiro

Hoje o costume brasileiro de ouvir sambas gravados é muito comum, mas pouca gente sabe a história por trás desse gênero que é a marca do Brasil. O samba, antes da era das gravações, era geralmente a denominação de um grupo de pessoas que se reunia numa roda para cantar e se divertir. Ainda não tinha letras, apenas um refrão fácil que pudesse ser repetido, onde se acrescentava um verso improvisado.

fonógrafoA coisa começou a mudar com a chegada ao Brasil de um imigrante tcheco chamado Frederico Figner, em 1891. Ele desembarcou no Belém do Pará trazendo na bagagem um fonógrafo e alguns quilos de cera – a matéria-prima para gravar vozes. Figner passou a gravar algumas frases e cobrava das pessoas para ouvi-las – acreditem, naquela época, ouvir uma voz gravada num pedaço de cera causava enorme admiração na população, a ponto de 4 mil pessoas terem pagado pra entrar na tenda onde o tcheco apresentava o estranho aparelho que podia “falar”.

Os pioneiros da gravação musical

Figner veio para o Rio de Janeiro em 1892, mas percebeu que o aparelho já não causava tanta curiosidade. No entanto, teve a perspicácia de notar que as pessoas pagariam se pudessem ter um aparelho para ouvir músicas nas próprias casas quando quisessem. Foi então que ele mudou de negócio e passou a importar vitrolas e discos.

patapio_silvaPara vender mais, Figner contratou alguns artistas cariocas conhecidos para gravarem discos. Foi assim que o flautista Patápio Silva (imagem à direita), o maestro Anacleto de Medeiros e os cantores Cadete e Baiano se tornaram alguns dos primeiros músicos de gravação profissional do planeta.

As músicas que eles produziam eram uma adaptação daquilo que se cantava nas ruas do Rio de janeiro, e quase nunca de tradição clássica. Com isso, eles estavam sendo os pioneiros – em todo o mundo, e não apenas no Brasil – na criação da música popular.

A música gravada começou a receber letras, contando uma história com começo, meio e fim. Dez anos depois, as pessoas já começavam a se acostumar com o estranho hábito, hoje tão banal, de ouvir sons que saíam de uma máquina.

O primeiro samba

dongaO passo seguinte foi dado por um gênio chamado Donga (Ernesto Joaquim Maria dos Santos, imagem à esquerda). Em 1916, ele percebeu que a música gravada se tornara o nicho principal de toda a produção musical. Pensando nisso, ele compôs Pelo Telefone, montada com pedaços de várias outras músicas que estavam fazendo sucesso na cidade. Mas o mais importante, foi como ele resolveu batizar esse trabalho que se tornou o primeiro de um novo gênero musical. Assim surgia o samba.

Apesar de tanto a palavra quanto a música já existirem, ele queria levar a música para além desse grupo restrito, tornando-a popular. E achava que, gravada, esse estilo merecia um nome próprio.

O pioneirismo desses artistas brasileiros – o samba foi criado dez anos antes da invenção do jazz – ajudou a fomentar o gênero que mais tarde se tornaria um dos símbolos do Brasil. Tudo isso trabalhando para um tcheco que mal falava português, num estúdio de fundo de quintal onde mal cabia uma banda inteira, gravando em cilindros de cera, com todas as dificuldades da época.

 

 

 

___________________

Fonte: Jorge Caldeira, jornalista e historiador para a revista História Viva nº1, pp. 66-71.

COMMENTS


Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: O tcheco que ajudou a criar o samba
O tcheco que ajudou a criar o samba
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-2mYubT8ymjf7z_Fzu-kw2KmyJRxy12bV8EnXJzLBHf-lptbDo-hDQatfJd7TxSrwtW2QX-1JCh3TT2zcA90D2KCNw6qzDOpwGJNYFFlZCsdO9IqGX2S3A8us2flQV0TI5i3tzuSRTlA/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-2mYubT8ymjf7z_Fzu-kw2KmyJRxy12bV8EnXJzLBHf-lptbDo-hDQatfJd7TxSrwtW2QX-1JCh3TT2zcA90D2KCNw6qzDOpwGJNYFFlZCsdO9IqGX2S3A8us2flQV0TI5i3tzuSRTlA/s72-c/?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/02/o-tcheco-que-ajudou-criar-o-samba.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/02/o-tcheco-que-ajudou-criar-o-samba.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy