Quando a música se presta a fins abomináveis

A “arte das musas”, ou simplesmente a música , é sem dúvida, uma das criações mais sublimes do homem. Talvez não existam grupamentos humano...

historia-da-musicaA “arte das musas”, ou simplesmente a música, é sem dúvida, uma das criações mais sublimes do homem. Talvez não existam grupamentos humanos, clãs, tribos ou civilizações ao longo de toda a jornada humana neste planeta que não tenham suas próprias músicas, seja como forma de arte, como forma de transmitir valores, ou como forma de entrar em contato com o sagrado.
 
Mas infelizmente, muitas invenções humanas que na sua essência tinham princípios nobres, ao longo do tempo foram sendo corrompidas para fins espúrios. É claro que a música não iria escapar a esta perversa tendência humana.
 
Não cabe aqui uma complexa e profunda análise da história da música em todos os seus gêneros e subgêneros, apenas um pequeno panorama histórico a partir da ascensão da burguesia no Ocidente para chegarmos até a atualidade.
 
Até o final do século XIX, a música era um requinte das classes mais elevadas. A crescente classe burguesa tinha na música erudita o reflexo da sua sociedade: organizada, complexa e elitizada. Somente com o industrialismo, a urbanização e com a cultura de massas, é que a música popular passaria a ser reconhecida. No entanto, durante o século XX, a indústria capitalista do consumo conseguiu transformar a espontânea manifestação popular em produto descartável de consumo, como todo produto industrial.
 
Melodia, poesia e beleza foram substituídas por musicas mais curtas, simples, com refrãos pegajosos no intuito de “colar” na mente do ouvinte. O samba de raiz, por exemplo, virou pagode comercial; a música regional do interior do país virou “musica sertaneja” e a Música Popular Brasileira caiu vertiginosamente de qualidade nos últimos anos com músicas pobres criadas nos escritórios das grandes gravadoras com artistas fabricados, como Michel Teló e companhia.
 

Jingles de campanha política

Tortura MusicalMuita gente esperta percebeu há tempos que a música tem a capacidade de baixar nossa guarda, nos influenciar, mexer com nossas emoções e deixar marcada na mente uma mensagem. Os religiosos evangélicos trataram logo de vetar as músicas “do mundo” e criar suas próprias canções gospel com apelo emocional para ganhar a mente dos fiéis, enquanto que os políticos optaram por criar jingles de campanha em épocas de eleições para ganhar o voto dos eleitores, com refrãos pegajosos e repetitivos, usando a mesma fórmula das músicas comerciais de hoje – inclusive muitas vezes eles utilizam até o mesmo “sucesso” do momento nas rádios, com a letra adaptada para a campanha.
 
Tudo isso é a subversão da beleza e da magia que é a música. Infelizmente a grande maioria das pessoas está tão acostumada à pobreza musical dessa sociedade de massas, da indústria do entretenimento, da cultura descartável, que chega a confundir esse tipo de música fast-food, pobre, vazia, com a própria música em si. Aliás, a música é apenas uma das coisas que essas pessoas engolem sem critérios nem escolha. Apenas engolem.

COMMENTS

BLOGGER: 5
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Quando a música se presta a fins abomináveis
Quando a música se presta a fins abomináveis
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIHQ6q_TUwMIVL5ExYDOEEm2y4FFWSKoqeABTQfZdd0oISkc1zBe7hJwTv27gCQGmlugCFWiT7O3mJZ-10HIklTsbizXyMnT7H01WHkbbY7DCMvhs23BV_xJsJzhH4E43wmS2UFfcHCRE/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIHQ6q_TUwMIVL5ExYDOEEm2y4FFWSKoqeABTQfZdd0oISkc1zBe7hJwTv27gCQGmlugCFWiT7O3mJZ-10HIklTsbizXyMnT7H01WHkbbY7DCMvhs23BV_xJsJzhH4E43wmS2UFfcHCRE/s72-c/?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/09/quando-musica-se-presta-fins-abominaveis.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/09/quando-musica-se-presta-fins-abominaveis.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy