Ateísmo militante vs. Ateísmo moderado

Dentre os sites ateístas que existem hoje na rede, o Bule Voador é sem dúvida um dos que gozam de maior destaque. Suas matérias -- de cun...

buleDentre os sites ateístas que existem hoje na rede, o Bule Voador é sem dúvida um dos que gozam de maior destaque. Suas matérias -- de cunho geralmente filosófico -- ajudam a esclarecer pontos relevantes sobre dogmatismos, religiões e ateísmos aos seu leitores.

Mas infelizmente, nos últimos tempos, os autores do site resolveram focar suas críticas mais no comportamento das pessoas que se dizem ateias do que nos graves e históricos danos que a religião e seus adeptos vêm causando na humanidade há dezenas de séculos a fio. Seria o que se esperar num espaço como esse. É o caso da última matéria Desmentindo imagens antirreligiosas preconceituosas (Parte 1). O autor resolveu pegar meros dois banners em que realmente o critério não foi muito bem observado para criticar o “ateísmo panfletário”. Muito bem, só que para cada dois banners desses que ele trouxer, eu mostro vinte outros que são críticas duras e pertinentes às religiões e suas práticas insanas.
Nesse ponto, eu acho um desperdício e um desserviço à causa ateísta gastar tantas postagens para criticar pontos irrelevantes como a semântica da crença ateísta e o comportamento de ateus militantes na internet, enquanto existem todos os dias exemplos de desrespeito, superstição, irracionalismo e estelionato de várias congregações religiosas brasileiras que mereceriam muito mais a nossa atenção.
Sem dúvida que essas críticas se referem, entre outras, ao site da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) e seus banners antirreligiosos. Alguns ateus “moderados” nos comentários da referida postagem acusam os ateus “radicais” de “agirem da mesma forma que religiosos extremistas” sendo tão prejudiciais quanto eles.
É preciso esclarecer algumas coisas: é totalmente descabido afirmar que a crítica às religiões efetuadas pelos ateus "extremistas" e as práticas fundamentalistas de religiões dogmáticas sejam a mesma coisa. Estes ateus militantes criticados na matéria do Bule Voador não saem às ruas com megafone pregando as verdades do ateísmo, não nos importunam com panfletos ateístas, não matam nem condenam os fiéis seguidores de deuses, nem explodem mesquitas nem igrejas, pra ficar só em alguns casos. Estes ateus militantes, apenas e tão-somente, lançam mão de sarcasmo, de ironia, de choque de realidade, para atacar as práticas religiosas e os dogmas que desrespeitam o indivíduo e a sociedade laica através de banners de internet. E por alguma razão obscura, isso incomoda mais os ateus "moderados" do que os próprios fundamentalistas religiosos.
Por essa razão, reafirmo que é absurda e inoportuna a comparação entre a crítica ateísta, sempre saudável, seja ela irônica ou não, com a prática fundamentalista religiosa, sempre condenável, bem como o desvio de foco das postagens do Bule Voador recentemente.

COMMENTS

BLOGGER: 12
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Ateísmo militante vs. Ateísmo moderado
Ateísmo militante vs. Ateísmo moderado
http://lh5.ggpht.com/-WSzPMRAqyp8/UD52XEIO9vI/AAAAAAAACr8/lr4d_5TAomM/bule_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh5.ggpht.com/-WSzPMRAqyp8/UD52XEIO9vI/AAAAAAAACr8/lr4d_5TAomM/s72-c/bule_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/08/ateismo-militante-vs-ateismo-moderado.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/08/ateismo-militante-vs-ateismo-moderado.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy