“Partícula de Deus”: uma sugestão infeliz que induz ao erro

Essa semana, físicos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) anunciaram estar cada vez mais próximos de encon...

boson-de-higgs Essa semana, físicos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) anunciaram estar cada vez mais próximos de encontrar a partícula que, por enquanto, só existe na teoria. Os cientistas estão confiantes em anunciar a descoberta do “Bóson de Higgs” no ano que vem, embora não existam dados concretos que possam assegurar a sua existência. Mas o que chama a atenção, dentro do contexto da velha disputa “ciência versus religião”, é que essa partícula, batizada em homenagem ao físico inglês Peter Higgs, um dos que incluíram a teoria da partícula no Modelo Geral da física em 1964, é também conhecida como “Partícula de Deus”. Por quê?

god-particle-book Quem lançou a moda sem querer foi o editor do físico Leon Lederman que em 1993 escreveu o livro "A Partícula de Deus: Se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?" (imagem ao lado). Tal título, sugerido pelo editor provavelmente para alavancar as vendas e adotado pelo autor, passou a ser usado maliciosamente pelos meios de comunicação para se referir ao Bóson de Higgs, como veremos. É um prato cheio para confusões e tentativas de fraudar a ciência com interpolações religiosas. Richard Dawkins [1] já alertava que os cientistas como Lederman deveriam parar de usar “deus” de uma maneira inespecífica, metafórica, não religiosa, porque induz ao erro e confunde a cabeça de muitas pessoas, que acreditam se tratar do deus bíblico de suas religiões. Para essas pessoas, “deus” implica “sobrenatural”, e a ciência não lida com esse tipo de coisa.

Carl Sagan, um dos maiores astrônomos e grande divulgador da ciência, disse uma vez de forma irônica: “[...] se por ‘Deus’ se quer dizer o conjunto de leis físicas que governam o universo, então é claro que esse Deus existe. É um Deus emocionalmente insatisfatório [pois] não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade”. Outro que causou confusão foi Albert Einstein, por conta da forma como mencionava deus em seus trabalhos, mas a tentativa dos religiosos de reivindicarem Einstein para o seu time já foi devidamente desconstruída aqui no Rama.

 

De onde veio o nome Partícula de Deus?

peter_higgs De acordo com o National Post, Leon Lederman, que caiu em desgraça entre seus colegas físicos, inicialmente queria batizar seu livro como The Goddamn Particle (A Partícula Maldita) porque a partícula de Higgs é a mais complicada e desafiadora de todas as partículas subatômicas, a única peça do quebra-cabeça que ainda falta ser encontrada para formar o Modelo Geral, teoria que visa explicar os componentes fundamentais do Universo. Mas seu editor achou que esse nome poderia irritar alguns religiosos americanos, então sugeriu como alternativa o nome “Partícula de Deus” — que foi aceito por Lederman e desde então vem irritando muitos cientistas.

"Nós não chamamos o Bóson de Higgs de ‘Partícula de Deus’, é só a mídia que faz isso", disse um cientista sênior dos EUA educadamente a um entrevistador em uma estação de rádio europeia nessa terça-feira. "Bem, eu sou da mídia e eu vou continuar chamando", disse o jornalista — e continuou a fazê-lo mesmo. A canadense Pauline Gagnon, membro de um dos grupos responsáveis por “caçar” a partícula no Cern, afirma que é “ridículo chamarem-na dessa forma”.

De fato, o Bóson de Higgs não é dotado de nenhum significado religioso. O editor de Leon Lederman lançou a moda involuntariamente, e muitos embarcaram, inclusive o próprio autor. Grande número de pessoas — leitores de Dan Brown ou não — pensam que os pesquisadores do Cern estão trabalhando em algum tipo de ciência mística que busca encontrar uma forma de conciliar ciência e religião. Não podem estar mais enganados. De acordo com Peter Higgs, hoje com 82 anos (imagem à esquerda), por conta da controvérsia, “Leon Lederman tem muito o que responder”, ironizando o título escolhido por seu livro.

[1] DAWKINS, Richard. Deus, um delírio. Companhia das Letras. São Paulo, 2009.

 

COMMENTS

BLOGGER: 3
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: “Partícula de Deus”: uma sugestão infeliz que induz ao erro
“Partícula de Deus”: uma sugestão infeliz que induz ao erro
http://lh4.ggpht.com/-618Ew6KB860/Tu6U_FlV5hI/AAAAAAAABhA/S-KM8Gvrjss/boson-de-higgs_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh4.ggpht.com/-618Ew6KB860/Tu6U_FlV5hI/AAAAAAAABhA/S-KM8Gvrjss/s72-c/boson-de-higgs_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/12/particula-de-deus-uma-sugestao-infeliz.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/12/particula-de-deus-uma-sugestao-infeliz.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy