A Alquimia e os segredos antigos (parte 1/2)

A Alquimia foi praticada desde tempos muito remotos em lugares como a Mesopotâmia, o Antigo Egito, China e outras civilizações antigas. É p...

alquimia A Alquimia foi praticada desde tempos muito remotos em lugares como a Mesopotâmia, o Antigo Egito, China e outras civilizações antigas. É provável que muitos dos conhecimentos antigos sobre diversas áreas do saber tivessem sua raiz na prática alquímica. Porém, certamente, com o advento da Igreja Católica no Ocidente, muitos destes conhecimentos, que provavelmente resultaram em feitos extraordinários, se perderam para sempre. Ou quem sabe ainda estejam preservados em algum círculo secreto de iniciados?

 

sociedade medieval Depois de um enorme período de estagnação cultural, a Europa, a partir do século XIII, se recuperou e passou a contar com vários centros de ciência e de debates filosóficos. As Universidades nasceram nessa época, e as ordens religiosas, onde se encontravam a maioria dos letrados da época, deram o início no resgate dos antigos estudos alquímicos.

Várias áreas eram de interesse dos alquimistas, que combinavam estudos e experiências em química, astrologia, filosofia e magia, para alcançar alguns objetivos específicos, entre os quais a “cura do metal”. Roger Bacon (1214-1292) dizia que os metais que não tivessem o balanço perfeito deveriam ser tratados com remédios adequados para que obtivessem o equilíbrio e a perfeição do ouro. E deu como exemplo o chumbo: “o chumbo é uma espécie de prata invadida pela doença mineral da humorosidade, maleabilidade, negrume e peso; quando estes forem postos à parte, teremos de novo a prata verdadeira”.

Dessa necessidade de se curar o metal, criou-se a ideia de curar a vida humana através da busca de um elixir. O Elixir da Vida Longa foi uma das maiores preocupações dos alquimistas medievais.

Mas sempre que falamos de Alquimia, surgem indagações intrigantes: será que os alquimistas alguma vez conseguiram realmente realizar transmutações, como criar ouro? Se elas ocorreram, por que não chegaram até a nós?

CHASSOT_14 Hoje em dia a Alquimia é assunto de textos místicos, sites da Nova Era e esoterismos baratos, o que a torna repleta de descrédito e afasta os verdadeiros pesquisadores profissionais. Mas pelo menos um deles resolveu tratar do assunto de forma séria em seu livro A ciência através dos tempos. Neste trabalho, o doutor em Educação pela UFRGS e professor de Química Attico Chassot, (imagem ao lado) traz alguns fatos interessantes sobre a Alquimia e sobre antigos conhecimentos perdidos. Vamos ver alguns destes casos na segunda parte deste artigo.

 

 A Alquimia e os segredos antigos (parte 2/2)

COMMENTS


Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: A Alquimia e os segredos antigos (parte 1/2)
A Alquimia e os segredos antigos (parte 1/2)
http://lh5.ggpht.com/-9hkC4nHCmZA/TqlwZAJ7_6I/AAAAAAAABS4/bSz3tde0BT4/alquimia_thumb.jpg?imgmax=800
http://lh5.ggpht.com/-9hkC4nHCmZA/TqlwZAJ7_6I/AAAAAAAABS4/bSz3tde0BT4/s72-c/alquimia_thumb.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/10/alquimia-e-os-segredos-antigos-parte-12.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/10/alquimia-e-os-segredos-antigos-parte-12.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy