A Pedra de Ingá-PB

No município paraibano de Ingá, existe um paredão rochoso de 46 metros de comprimento por 3,8 de altura, repleto de símbolos enigmáticos, p...

pedra-de-inga-pb No município paraibano de Ingá, existe um paredão rochoso de 46 metros de comprimento por 3,8 de altura, repleto de símbolos enigmáticos, produzidos por algum povo pré-histórico ainda desconhecido. O sítio arqueológico é estudado por pesquisadores de todo o mundo, que ainda não conseguiram decifrar suas intrigantes mensagens.

 

 


Visualizar Pedra de Ingá-PB em um mapa maior

 

Situada no interior da Paraíba, a Pedra de Ingá consiste num dos mais significativos sítios arqueológicos do mundo, com belos e complexos desenhos entalhados em baixo-relevo, que sugerem alguma mensagem cifrada e perdida com o tempo. A área é tombada desde 1944 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e os sinais marcados na rocha são assim descritos por Vanderley de Brito, historiador, pós-graduado em História do Brasil pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e especialista emérito em pré-história:

No seu principal painel, ora denominado de “Painel Vertical”, existe uma grande profusão de sinais, extraordinariamente complexos, gravados extensamente ao longo de um opulento paredão em gnaisse, de 46m de comprimento por 3,8m de altura, que se eleva no lajedo do riacho Bacamarte, no sítio Pedra Lavrada, município de Ingá. Além deste atípico mural em parede longitudinal, na adjacência imediata, há dois outros gravados no piso horizontal.Os quais, segundo proposta do pesquisador Gilvan de Brito, denominamos de painéis: “Superior”; localizado no dorso da formação, e “Inferior”; insculpido de frente ao painel vertical, no lajedo à base do paredão, onde se observa um conjunto de possíveis astros que muitos já aludiram semelhanças com a configuração da constelação de Orion.

 

inga

Não se sabe quem foram os responsáveis por tais gravuras de apurada técnica, nem que mensagem pretendiam transmitir, mas Vanderley acredita que é obra uma comunidade pré-histórica que ao longo dos recursos hídricos gravava duras rochas com fino acabamento e polimento e que, não se sabe por que, em algum momento de nosso passado teve essa prática estagnada na inatividade.

 

inga01ok

 

A Pedra do Ingá representa uma possível mensagem codificada em caracteres ainda ininteligíveis. Decifrá-los pode ser a chave para compreendermos nosso passado pré-histórico, os povos que habitavam o solo brasileiro antes de nós, bem como nossas obscuras origens culturais.

 

trab5

 

COMMENTS


Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: A Pedra de Ingá-PB
A Pedra de Ingá-PB
http://lh3.ggpht.com/-nYGBynE13qQ/TnzO-wyz88I/AAAAAAAABHc/wxQWGMpKZ3g/inga4%25255B8%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/-nYGBynE13qQ/TnzO-wyz88I/AAAAAAAABHc/wxQWGMpKZ3g/s72-c/inga4%25255B8%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/09/pedra-de-inga-pb.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/09/pedra-de-inga-pb.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy