O Stonehenge Brasileiro

Quando falamos de arqueologia de épocas remotas, pensamos logo em Europa ou Ásia. O que muita gente não sabe, é que o Brasil está repleto d...

pedra-furada Quando falamos de arqueologia de épocas remotas, pensamos logo em Europa ou Ásia. O que muita gente não sabe, é que o Brasil está repleto de sítios arqueológicos de épocas antigas, e vários deles já apareceram aqui no Rama*, por exemplo. Chegou a hora de conhecermos o círculo de pedras no norte do Amapá, conhecido do “Stonehenge Brasileiro”.

* Uma pegada de dinossauro?, Os Geoglifos da Amazônia, As Controversas Pirâmides Brasileiras, Pedra de Santana, o monumento megalítico brasileiro, A lenda de Sumé, Santuário da Pedra Preta, maior painel de pictogravuras do mundo, A Cidade Perdida do Manuscrito 512,

O Amapá é reconhecido como o local brasileiro onde o ambiente natural foi mais preservado de modificação humana, desde o início da colonização. 98 por cento de toda a floresta nativa estão de pé, sendo 70 por cento do território constituído como área de preservação. No norte no Estado, está localizado o sítio arqueológico onde foram erguidas no passado enormes pedras monolíticas, descobertas pelo naturalista Emilio Goeldi (1859-1917). O observatório é formado por 127 blocos de granito distribuídos em intervalos regulares por uma clareira, a 16 quilômetros do município de Calçoene e a 390 quilômetros de Macapá.

 

stonehenge-brasileiro

 

O físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, que vem estudando o local, afirma que o monumento pode ter mais de mil anos, tendo sido construído por antigas civilizações que habitavam o atual território brasileiro. Suas pesquisas revelaram que o monumento, tal como o famoso Stonehenge europeu, demarca pontos determinados das estações, como o equinócio e o solstício:

 “Uma das pedras é uma chapa de granito de 3 m com uma abertura no centro com cerca de um palmo de diâmetro. Há outra pedra direcionada justamente em relação a essa. Provavelmente, o sítio era usado pelos povos antigos para saber a época de plantio, colheita, chuva e seca”. 

O monumento ficou esquecido durante muito tempo, mas em 2005, numa atitude louvável do governo do Amapá, a área foi catalogada e protegida para pesquisas.

 

stonehenge-brasileiro-rego-grande

 

Esperamos que estas pesquisas possam solucionar diversos mistérios relacionados com as pedras e nos ajudar a compreender quem eram estes “astrônomos”, ou “sacerdotes” e como criaram um sofisticado observatório em território brasileiro, seja para a orientação da época do plantio e da colheita, seja para a adoração dos seus deuses pagãos. O “Stonehenge Brasileiro” está entre as maiores preciosidades arqueológicas do nosso país.

 

stone_bras_

 

COMMENTS


Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: O Stonehenge Brasileiro
O Stonehenge Brasileiro
http://lh6.ggpht.com/--jkBYQGIBzQ/TkbCK0186oI/AAAAAAAAA-U/Ep05koZWU3Q/pedra-furada_thumb%25255B6%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/--jkBYQGIBzQ/TkbCK0186oI/AAAAAAAAA-U/Ep05koZWU3Q/s72-c/pedra-furada_thumb%25255B6%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com.br/2011/08/o-stonehenge-brasileiro.html
http://ramanavimana.blogspot.com.br/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/08/o-stonehenge-brasileiro.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy