Minhas Verdades, suas Verdades, a Verdade deles... Que Verdade?

É bastante comum, nestes tempos pós-modernos, ouvirmos as pessoas dizerem: “esta é a sua verdade”; “esta é a minha verdade”, admitindo que...

Verdade-1 É bastante comum, nestes tempos pós-modernos, ouvirmos as pessoas dizerem: “esta é a sua verdade”; “esta é a minha verdade”, admitindo que possa haver dezenas, centenas, senão infinitas “verdades” sobre um mesmo objeto, todas elas com o mesmo grau de validade. Como pode ser isto possível? Vejamos o que a Filosofia da História tem a nos dizer sobre o assunto.

Existem muitas concepções filosóficas sobre a verdade, dentre as quais podemos delimitar quatro teorias principais: teoria da correspondência, da coerência, do pragmatismo clássico e da verificação ideal (em parte, pragmatista). Não vamos entrar em detalhes para explicar cada uma das complicadas teorias; vamos, numa linguagem simples, tentar explicar resumidamente como funciona a verificação da verdade de acordo com a Filosofia da História.
schaff-adam Como podemos definir uma proposição, um juízo, como verdadeiros? Em seu livro História e Verdade, o filósofo Adam Schaff (imagem à direita) aponta a definição clássica de verdade para nos orientar a esse respeito: “é verdadeiro um juízo no qual se pode dizer que o que ele enuncia é na realidade tal como ele enuncia”. Parece simples (e é), porém nos ajuda a eliminar uma série de proposições que visam alcançar o estatuto de “verdade”, mas que não tem nenhuma correspondência com a realidade. A pessoa que enuncia um juízo deve ser capaz de mostrar alguma evidência sobre o enunciado; mostrar de onde vem tal informação de modo concreto, de modo que sua asserção possa ser verificada.

Verdades relativas, parciais, subjetivas...

Outra coisa importante: não pode haver verdade subjetiva. Se aceitarmos a definição clássica da verdade descrita acima, a junção do substantivo verdade com o adjetivo subjetiva constitui-se numa tremenda contradição. Em ciência, toda a verdade deve ser válida universalmente, não para um indivíduo ou um grupo de indivíduos. Neste caso, o que é válido e o que devemos buscar é a verdade intersubjetiva, que é justamente a verdade que vale para todos, independentemente de crenças, posições políticas, etc..

poster - verdadeSimples?  A Verdade não é tão simples quanto apenas dizer ou querer.

A verdade intersubjetiva tem a vantagem de vencer as proposições relativistas. Só podemos admitir uma verdade como relativa no sentido de que não existe uma verdade absoluta. Todas as verdades são parciais, (nem por isso, falsas. São verdades objetivas) podendo (e devendo) ser aprimoradas, enriquecidas e modificadas conforme aumente o nosso conhecimento sobre determinado objeto. O conhecimento é um processo infinito de acumulação de saber, e portanto a verdade também é um processo infinito, não podendo ser atingida por um ato cognitivo. Neste sentido, é bom desconfiar de quem se diz portador de um conhecimento dado, pronto, imutável, eterno e revelado, pois ele é sustentado em bases frágeis como a fé, a vontade ou o engano.
A Filosofia da História, se aplicada em nosso dia-a-dia, pode nos ajudar a vencer muitas armadilhas das propostas relativistas, que coloca todas as proposições e juízos como válidas num mesmo patamar. Pois quem aceita que existam muitas verdades, acaba aceitando uma verdade diluída num mar de falsidades. A quem pode interessar esta renúncia à busca racional da verdade?
Fonte de consulta: SCHAFF, Adam. "História e Verdade". São Paulo, Martins Fontes, 1996.

COMMENTS

BLOGGER: 1
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Minhas Verdades, suas Verdades, a Verdade deles... Que Verdade?
Minhas Verdades, suas Verdades, a Verdade deles... Que Verdade?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDQUUQ1dFmMGdm3AgkYw2fkpftjqTkSiEODCvn69tYq8NXelzQMhj9UR3gB5e7cmjXPzRtWFt7wCnX41N57ArOrnyO2zG3ZLVrclPl3koWg3oRJw2lLdottbyT_Itxp4mDzWq7xY8pAuE/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDQUUQ1dFmMGdm3AgkYw2fkpftjqTkSiEODCvn69tYq8NXelzQMhj9UR3gB5e7cmjXPzRtWFt7wCnX41N57ArOrnyO2zG3ZLVrclPl3koWg3oRJw2lLdottbyT_Itxp4mDzWq7xY8pAuE/s72-c/?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/08/minhas-verdades-suas-verdades-verdade.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/08/minhas-verdades-suas-verdades-verdade.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy