Cientistas conseguem datar o Manuscrito de Voynich

  O significado do estranho e enigmático livro manuscrito de 250 páginas encontrado na Vila Mondragone, perto de Roma, por um comerciante d...

 Voynich-parto O significado do estranho e enigmático livro manuscrito de 250 páginas encontrado na Vila Mondragone, perto de Roma, por um comerciante de livros raros chamado Wilfrid Voynich - que durante um século quebra a cabeça de decifradores de códigos e linguistas do mundo inteiro – continua desconhecido. No entanto, ao menos um de seus mistérios acaba de ser solucionado. Cientistas americanos conseguiram determinar a época em que o Manuscrito de Voynich foi escrito.

Os estudos realizados no ano passado por cientistas americanos da Universidade do Arizona indicaram uma datação para o livro que recuou em um século a sua idade presumida, jogando por terra algumas teorias sobre sua origem e tentativas de desqualificá-lo. Através da datação por carbono-14, descobriu-se que o livro foi escrito entre 1404 e 1438 – uma precisão muito satisfatória para este tipo de datação e bastante confiável, pois os testes foram repetidos quatro vezes.

manuscrito-de-voynich Plantas desconhecidas

 

Voynich1

A datação recua a origem do manuscrito e descarta suspeitas de fraude anunciadas nestas fracas e comerciais revistas de história. Uma delas, talvez a mais fraca de todas, a Aventuras da História, levantou aqui a suspeita ao dizer que o alquimista Edward Kelley , com quem Rodolfo II, imperador da Boêmia no século XVI (atual República Tcheca) obteve o manuscrito de Voynich, teria criado uma farsa pra arrancar dinheiro do Imperador. “Entre 1576 e 1606, o rei Rodolfo levou ao Castelo de Praga ricas coleções de relíquias e obras de arte. Como também era dado a investigações de alquimia e magia negra, teria sido uma presa fácil para Kelley”. O fato é que a datação coloca o manuscrito um século anterior a estes eventos, e portanto, Kelley não poderia ser o seu autor. A data também derruba a tese proposta na revista de que a escrita foi feita com base na “Grade de Cardano”. Em 2003 o cientista da computação Gordon Rugg alegou ter decifrado o código usando o instrumento, que até então acreditava ser contemporâneo do livro. Afirmou que o manuscrito era uma invenção sem sentido. O problema é que a “Grade de Cardano”, supostamente usada no livro, só foi inventada em meados do século XVI.

Voynich_manuscript Mulheres nuas e tubos

 

Escrito numa língua desconhecida com caracteres que lembram letras dos alfabetos latinos, árabes e chineses, o livro também tem ilustrações de plantas desconhecidas, elaboradas redes de tubos, símbolos astrológicos e mulheres dançantes nuas banhadas num estranho líquido verde. Muitos acreditam ser um livro de alquimia, outros de botânica ou de astrologia. O fato é que até agora o livro tem feito jus ao apíteto de “manuscrito mais misterioso do mundo”.

 

voynich-manuscrito 

 

 

Fontes:

http://news.discovery.com/history/voynich-manuscript-mystery-age-110211.html#mkcpgn=rssnws1

http://historia.abril.com.br/fatos/manuscrito-voynich-tremendo-estelionato-433632.shtml

http://tilesexperts.com/wordpress/crise-mundial/manuscrito-voynich-usado-pelos-illuminati/

COMMENTS

BLOGGER: 11
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Cientistas conseguem datar o Manuscrito de Voynich
Cientistas conseguem datar o Manuscrito de Voynich
http://lh3.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TVbOvXCX5LI/AAAAAAAAAe8/GaXVrpW8yHE/Voynich-parto_thumb%5B13%5D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TVbOvXCX5LI/AAAAAAAAAe8/GaXVrpW8yHE/s72-c/Voynich-parto_thumb%5B13%5D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/02/cientistas-conseguem-datar-o-manuscrito.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/02/cientistas-conseguem-datar-o-manuscrito.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy