O problema da existĂȘncia

  VocĂȘ jĂĄ deve ter se perguntado: “Por que vivemos?” “Pra que serve o cĂłdigo genĂ©tico?” “Qual a lĂłgica disso tudo?” Em meados dos anos ...

 

codigo-genetico

VocĂȘ jĂĄ deve ter se perguntado: “Por que vivemos?” “Pra que serve o cĂłdigo genĂ©tico?” “Qual a lĂłgica disso tudo?” Em meados dos anos 70, Richard Dawkins, renomado biĂłlogo ateu, lançou seu primeiro livro, O Gene EgoĂ­sta, onde defende que a função do indivĂ­duo Ă© simplesmente perpetuar seu cĂłdigo genĂ©tico, e a maneira de se fazer isso Ă© atravĂ©s da procriação, jĂĄ que a vida humana Ă© bastante curta e perecĂ­vel. Martin Cohen, em seu livro 101 Problemas de Filosofia, lança um questionamento baseado na concepção de Dawkins. Acompanhe e tente responder a pergunta.

O Sr. Bill Megasoft esteve lendo um livro sobre a natureza da existĂȘncia. O livro diz que a finalidade de alguĂ©m estar vivo Ă© simplesmente passar pra frente o seu “material genĂ©tico” atravĂ©s do sexo e da geração de crianças.

Existe realmente muitas evidĂȘncias circunstanciais em favor dessa tese. Primeiro: o impulso sexual Ă© muito forte e parece nĂŁo realizar muito mais do que a geração de crianças. Segundo: pelo menos numa parte da população existe a tendĂȘncia a cuidar dessas crianças e de aceitar por elas sacrifĂ­cios que realmente nĂŁo se explicam de nenhuma outra maneira, a nĂŁo ser como um investimento no prĂłprio futuro genĂ©tico. (Certamente nĂŁo Ă© altruĂ­smo; poucas vezes os filhos dos outros despertam o mesmo interesse). É o “gene egoĂ­sta” determinando o comportamento. E o Sr. Bill acha que isso explica muito bem por que vivemos e qual o sentido de tudo.

Todos os nossos demais comportamentos — futebol, arte, matar os outros (e seus filhos), e assim por diante — podem ser explicados dessa maneira. E o nosso destino Ă© esse: morrer pouco tempo depois que os filhos se tornaram adultos e nĂŁo precisam mais de nĂłs. É prĂĄtico, embora nĂŁo seja agradĂĄvel.

 

Leonardo-da-Vinci 

A arte humana

O Sr. Bill leva muito a sério a sua responsabilidade de passar pra frente seu código genético. Ele monta um departamento secreto nos Laboratórios Megasoft que tem a tarefa de implantar uma molécula de DNA de uma de suas células num óvulo não fertilizado, doado por sua companheira Charlene (por delicadeza, o Sr. Megasoft não conta para Charlene que o processo envolve a remoção do código genético dela). O óvulo, depois, serå congelado e colocado num projétil especial que serå movido e mantido à energia solar e preso a um dos satélites de comunicação da empresa Megasoft. O plano é lançar a mininave espacial para as profundidades do espaço, para toda a eternidade.

 

satelite

O satélite do Sr. Megasoft

O Sr. Megasoft pensa que ele hå de garantir assim que seu código genético vå durar mais do que o de qualquer outra pessoa, existindo para sempre, o que tornarå desnecessårio que a raça humana continue.

HĂĄ apenas um problema nessa teoria, pelo menos quando se trata de resolver o problema da existĂȘncia: se a nossa finalidade Ă© simplesmente passar pra frente o nosso cĂłdigo genĂ©tico…

 

Qual a finalidade do código genético?!

 

Adaptado de: COHEN, Martin. 101 problemas de filosofia. SĂŁo Paulo: Loyola, 2006.

COMMENTS

BLOGGER: 7
Loading...

Nome

ateĂ­smo e religiĂŁo ciĂȘncia Filosofia histĂłria Sem Categoria Ufo arqueologia e MistĂ©rios
false
ltr
item
Rama na Vimana: O problema da existĂȘncia
O problema da existĂȘncia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeMP8N1R278e-YHSb88LMxtVA30YtD4iek2Wa3L-AXmlhW4H7kUHQ-YvQb3Tje_DTxjznWALaBEXXDGihX-2gQZqRVnZrDV2TCGtsCLRjr3emXMPrZZsuh_auaavvM3VPq3Ku6u4iyudo/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeMP8N1R278e-YHSb88LMxtVA30YtD4iek2Wa3L-AXmlhW4H7kUHQ-YvQb3Tje_DTxjznWALaBEXXDGihX-2gQZqRVnZrDV2TCGtsCLRjr3emXMPrZZsuh_auaavvM3VPq3Ku6u4iyudo/s72-c/?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/01/o-problema-da-existencia.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/01/o-problema-da-existencia.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy